quarta-feira, 24 de setembro de 2008

ESBOÇO DE PROJETO UTILIZANDO AS TICS

Durante o curso "ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS" nos propomos a realizar uma atividade de elaboração de um projeto, orientados pela professora Rosistela que faz parte da equipe de multiplicadores do NTE.
Esse projeto tem a proposta de envolver as novas tecnologias, utilizando as novas ferramentas como o computador e foi feito para ser implementado em umqa escola da SEDUC.

  • APRESENTAÇÃO

A falta de uma alimentação saudável entre as crianças e jovens é vista como um grande problema da sociedade atual. Nossos alunos estão inseridos nesse triste contexto, infelizmente. É normal presenciarmos na cantina escolar se empanturrem de pastéis, coxinhas, salgados e doces variados e para completar esse cardápio nada saudável, refrigerantes, enquanto a escola oferece aos alunos uma merenda saudável e de qualidade.

O que fazer para mudar esse quadro? Quais as consequências dessa falta de consciência das crianças e jovens? Como utilizar os recursos da Sala de informática para informar os alunos sobre as características de uma alimentação mais saudável?

  • PÚBLICO

Alunos da escola e a comunidade escolar.

  • DURAÇÃO DA ATIVIDADE

100 horas


  • OBJETIVOS

Conscientizar nossos alunos da importância de uma alimentação saudável para melhoria da qualidade de vida.

Incentivar mudanças dos maus hábitos alimentares dos nossos alunos

Aprender a utilizar os recursos do sistema operacional BotoSetLinux, para realizar atividades relacionadas com o projeto.

  • PORTAIS E FERRAMENTAS DA INTERNET UTILIZADOS

Google: http://www.google.com.br/

SESPA: http://www.saude.pa.gov.br/

  • DEMAIS RECURSOS UTILIZADOS NA SALA DE INFORMÁTICA

Máquina fotográfica, softwares educativos, vídeos e outros

  • CONTEÚDOS CONTEMPLADOS

Ciências: Alimentação e saúde;

Matemática: Pesar , medir a altura dos alunos e professores para calcular o IMC (índice de massa corporal ). Construção de gráficos e tabelas dos dados da pesquisa sobre alimentação saudável.

Geografia: Pesquisar sobre o tipo de alimentação consumida por crianças e jovens por região.

História: Hábitos alimentares e estrutura física do homem através dos tempos históricos.

Português: Trabalhar textos educativos sobre o tema que incentivem a reflexão. Aprender a redigir textos narrativos e descritivos


  • METODOLOGIA

Antes:

Será marcado um dia para que os professores ligados direta ou indiretamente ao planejamento das atividades se reunam e elaborem suas estratégias de ação .Essas estratégias serão levadas em outra data, préviamente marcada, ao conhecimento dos alunos que colocarão suas sugestões no sentido de contribuir para o bom desempenho do projeto.Bem como terão oportunidade de fazer suas críicas.

Durante:

Os alunos farão uma pesquisa sobre o tipo de alimentação das pessoas da comunidade. As perguntas serão formuladas por eles próprios após assistirem a vídeos e a um filme. Entrevistarão também um nutricionista, que pode ser de um órgão público (SESPA). Farão pesquisa na internet e com os dados em mãos, construirão uma tabela e um gráfico a partir dessa tabela.

Serão formados grupos de 6 a 8 alunos, cada grupo terá uma tarefa. As tarefas sugeridas são:

Construir uma pirâmide alimentar de 2metros de altura, onde os alimentos serão ordenados por categorias.

Construir uma barraca para informar e distribuir alimentos saudáveis no dia da exposição dos resultados.

Criar um espaço separado para pesar, medir e calcular o IMC.

Expor partes do corpo humano em gesso e informar sobre o destino dos alimentos no corpo humano e as consequências de uma má digestão(citar doenças).

Mostrar fotos e vídeos sobre o assunto.

OBS: Todas as tarefas deverão ser explicadas com clareza, e os alunos poderão sugerir outras tarefas.


  • PRODUTOS

- Confecção de uma pirâmide alimentar;

- Produção de cartazes;

- Construção de um weblog do projeto;

- Confecção de uma apresentação em Impress sobre o projeto.


  • AVALIAÇÃO

A avaliação será feita através da observação e dos alunos:

- Nas atividades em grupo;

- Na pontualidade das entregas das atividades;

- Na freqüência e participação individual.

2 comentários:

Ioberto Bahia disse...

Rosa seu projeto está muito bom colega.parabéns.

Thais Lopes disse...

Esse projeto está muito bom. Parabéns!