quarta-feira, 1 de outubro de 2008

INFORMÁTICA, EDUCAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS DE USO


Todos os alunos de todos os níveis de ensino deveriam ser abrangidos por uma educação de qualidade, acredito que a educação constitui uma das condições para a formação do espirito crítico e para o desenvolvimento da autonomia do individuo. A informática nesse contexto é de fundamental importância, visto que é uma tecnologia indispensável nos dias atuais, para quem não teve contato com essa tecnologia a considera dispensável mas para outros ela é considerada essencial. Então é preciso que ela comece a ser realizada desde os primeiros anos de escolaridade .
A sua integração deve ser feita logo no ensino pré-escolar. Para as crianças destas idades, o CD-ROM, por exemplo, pode contribuir decisivamente para o desenvolvimento das capacidades de observação e reflexão, de coordenação psico-motora ou para o despertar dos sentidos. As potencialidades do multimídia tornam-no um instrumento quase insuperável que interagindo com a imagem, a cor, o som e ainda todos os efeitos visuais e sonoros que conseguem prender a atenção da criança.
Os softwares educativos são de grande importãncia nesse processo educacional.
Com a enorme influência das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) sobre os meios de produção e comunicação, a escola precisa integrar-se para não ficar definitivamente isolada. Em todas as disciplinas, deveria ser implementada uma prática transversal da informática de forma planejada, ampla e sistemática, relacionando às práticas de cidadania. Porém, não podemos ser ingênuos ao ponto de pensar que as TICs poderão ser a solução para uma escola em crise, pois elas não passam de ferramentas de ensino e, como tal, tanto podem ser usadas para novas práticas pedagógicas baseadas nas pedagogias atuais, centradas no aluno, como podem servir apenas para transmitir conhecimentos, seguindo um modelo tradicional, em que o professor será um mero transmissor robotizado de conhecimentos.


Crédito da Fonte:
http://www.fiemg.org.br/admin/BibliotecaDeArquivos/Image.aspx?ImgId=7141&TabId=5398

Nenhum comentário: