quarta-feira, 24 de setembro de 2008

ESBOÇO DE PROJETO UTILIZANDO AS TICS

Durante o curso "ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS" nos propomos a realizar uma atividade de elaboração de um projeto, orientados pela professora Rosistela que faz parte da equipe de multiplicadores do NTE.
Esse projeto tem a proposta de envolver as novas tecnologias, utilizando as novas ferramentas como o computador e foi feito para ser implementado em umqa escola da SEDUC.

  • APRESENTAÇÃO

A falta de uma alimentação saudável entre as crianças e jovens é vista como um grande problema da sociedade atual. Nossos alunos estão inseridos nesse triste contexto, infelizmente. É normal presenciarmos na cantina escolar se empanturrem de pastéis, coxinhas, salgados e doces variados e para completar esse cardápio nada saudável, refrigerantes, enquanto a escola oferece aos alunos uma merenda saudável e de qualidade.

O que fazer para mudar esse quadro? Quais as consequências dessa falta de consciência das crianças e jovens? Como utilizar os recursos da Sala de informática para informar os alunos sobre as características de uma alimentação mais saudável?

  • PÚBLICO

Alunos da escola e a comunidade escolar.

  • DURAÇÃO DA ATIVIDADE

100 horas


  • OBJETIVOS

Conscientizar nossos alunos da importância de uma alimentação saudável para melhoria da qualidade de vida.

Incentivar mudanças dos maus hábitos alimentares dos nossos alunos

Aprender a utilizar os recursos do sistema operacional BotoSetLinux, para realizar atividades relacionadas com o projeto.

  • PORTAIS E FERRAMENTAS DA INTERNET UTILIZADOS

Google: http://www.google.com.br/

SESPA: http://www.saude.pa.gov.br/

  • DEMAIS RECURSOS UTILIZADOS NA SALA DE INFORMÁTICA

Máquina fotográfica, softwares educativos, vídeos e outros

  • CONTEÚDOS CONTEMPLADOS

Ciências: Alimentação e saúde;

Matemática: Pesar , medir a altura dos alunos e professores para calcular o IMC (índice de massa corporal ). Construção de gráficos e tabelas dos dados da pesquisa sobre alimentação saudável.

Geografia: Pesquisar sobre o tipo de alimentação consumida por crianças e jovens por região.

História: Hábitos alimentares e estrutura física do homem através dos tempos históricos.

Português: Trabalhar textos educativos sobre o tema que incentivem a reflexão. Aprender a redigir textos narrativos e descritivos


  • METODOLOGIA

Antes:

Será marcado um dia para que os professores ligados direta ou indiretamente ao planejamento das atividades se reunam e elaborem suas estratégias de ação .Essas estratégias serão levadas em outra data, préviamente marcada, ao conhecimento dos alunos que colocarão suas sugestões no sentido de contribuir para o bom desempenho do projeto.Bem como terão oportunidade de fazer suas críicas.

Durante:

Os alunos farão uma pesquisa sobre o tipo de alimentação das pessoas da comunidade. As perguntas serão formuladas por eles próprios após assistirem a vídeos e a um filme. Entrevistarão também um nutricionista, que pode ser de um órgão público (SESPA). Farão pesquisa na internet e com os dados em mãos, construirão uma tabela e um gráfico a partir dessa tabela.

Serão formados grupos de 6 a 8 alunos, cada grupo terá uma tarefa. As tarefas sugeridas são:

Construir uma pirâmide alimentar de 2metros de altura, onde os alimentos serão ordenados por categorias.

Construir uma barraca para informar e distribuir alimentos saudáveis no dia da exposição dos resultados.

Criar um espaço separado para pesar, medir e calcular o IMC.

Expor partes do corpo humano em gesso e informar sobre o destino dos alimentos no corpo humano e as consequências de uma má digestão(citar doenças).

Mostrar fotos e vídeos sobre o assunto.

OBS: Todas as tarefas deverão ser explicadas com clareza, e os alunos poderão sugerir outras tarefas.


  • PRODUTOS

- Confecção de uma pirâmide alimentar;

- Produção de cartazes;

- Construção de um weblog do projeto;

- Confecção de uma apresentação em Impress sobre o projeto.


  • AVALIAÇÃO

A avaliação será feita através da observação e dos alunos:

- Nas atividades em grupo;

- Na pontualidade das entregas das atividades;

- Na freqüência e participação individual.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Quem sou eu como professor e aprendiz

O ser humano é único em quase tudo que faz, é o único que tem raciocínio desenvolvido, que mata por prazer, que cria seus filhos para si e que não gosta de admitir seus defeitos. Eu como faço parte dessa raça tento ser exceção mas sei que nem sempre consigo.
Sou uma professora que tento ser amiga dos meus alunos procuro trata-los com o carinho e o respeito que eles merecem, não pergunto se eles entenderam determinado assunto, o tempo e eles me ensinaram que quem pergunta não quer dar e sempre explico várias e várias vezes o assunto. Sempre que possível, faço de tudo para que minhas aulas não fiquem chatas e cansativas ,isso quando não estou com TPM. Quando estou nesse estado algum aluno sempre percebe antes de mim e fala : --Estás com TPM. È batata, sempre acertam.
Fico indignada com o comportamento de alguns colegas em relação aos alunos, esse meu comportamento faz com que meus alunos retribuam da mesma forma, com carinho. Por outro lado, ganho algumas críticas de colegas mas também elogios de alguns, a vida é assim, não podemos agradar a todos.
A cada dia aprendo algo novo com meus alunos e a noite fico refletindo sobre meus bons resultados e erros, procuro não repeti-los, coloco-me no lugar deles, pois também tenho dificuldades para assimilar, ler, falar em público, converso nas aulas, e tantas outras coisas, imagine eles? Como posso cobrar perfeição, cada um tem seu jeito e dificuldades.
Minha maior dificuldade em sala é me desprender dos métodos tradicionais de avaliação, por outro lado, adoro brincar, passear, desenhar, contar piadas, usar o computador, ser criança. Esse meu jeito me ajuda a interagir com meus alunos, às vezes preciso ser dura quando necessário, mas eles, geralmente, me entendem. Como sei disso? Todos os anos peço que meus alunos me avaliem sem identificação.